Diabetes Gestacional: como fica a alimentação?
- Larissa Marques
- 20 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

Quando uma gestante recebe o diagnóstico de diabetes gestacional, é comum passar a ter muitas dúvidas, insegurança e até medo de comer.
Geralmente chegam para mim desesperadas, com alterações que fizeram por conta própria na alimentação (e que podem ser prejudiciais), até buscarem ajuda.
A maioria (se não todas) chegam em busca de alimentos específicos que não devem comer. Um ponto fundamental é não consumir açúcar ou preparações que tenham açúcar. E aqui também entra o mel, melaço, xarope de glicose, xarope de milho, açúcar invertido, entre outros.
Mas é fundamental que a mamãe entenda que não se trata somente de excluir alimentos com açúcar. Muito menos sair cortando todo o carboidrato.
Muitos alimentos podem ser consumidos, desde que bem combinados. Isso porque não são somente os alimentos isolados que devem ser levados em consideração. Mas sim, o conjunto da composição alimentar!
A alimentação precisa estar com os grupos alimentares e nutrientes bem ajustados, visando controlar a glicemia e resistência à insulina.
E para isso é preciso um acompanhamento com nutricionista!
No acompanhamento às gestantes com diabetes gestacional, prezo para que estejam bem avaliadas e orientadas. Minhas pacientes aprendem sobre curva glicêmica, combinação adequada para as refeições, quais alimentos preferir. E assim, favorecemos o controle da glicose, evitamos hipoglicemia, diminuímos o risco de desenvolver pré-eclâmpsia e diabetes ao longo da vida, entre muitos outros riscos.
Larissa Marques
Nutricionista Gestacional e Infantil
Belo Horizonte - MG e Online
(31) 9 99913 6131
%20(1).png)




Comentários